O PROJETO
"À Descoberta da Arte Pública"
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Divulgamos obras de arte num contexto de inserção territorial, disponibilizando um conjunto de informações e ferramentas de exploração adequadas a público escolar.
"À Descoberta da Arte Pública é um projeto de educação artística e territorial em torno de obras de arte pública do concelho de Almada. UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICA ÀS OBRAS DE ARTE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA EM ALMADA E SUA ENVOLVENTE PATRIMONIAL E URBANA Princípios orientadores: - Desenvolvimento Sustentável, objetivos definidos pela ONU, "Educação de qualidade, Igualdade de Género, Reduzir as desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis" - Estratégia do Plano Nacional das Artes, na medida em que se envolvem diversos agentes – autarquias, associações, artistas – na criação de ligações entre as escolas, o património, as artes e os artistas "no seu território próximo, o seu Km2" Como serão implementados? - Estudo e seleção criteriosos de obras de arte pública de Almada - Criação de ferramentas de apoio aos professores e escolas - Descentralização da oferta cultural do concelho em áreas geográficas com menor oferta - Despertar o interesse dos cidadãos pelo local onde vivem através da compreensão e valorização do mesmo A ASSOCIAÇÃO CULTURAL O MUNDO DO ESPECTÁCULO Enquanto Associação Cultural, O Mundo do Espectáculo tem desenvolvido atividade relevante com o objetivo de criar uma nova sensibilidade relativamente às artes e expressões, considerando fundamentais a educação estética como componente crítica e integradora do conhecimento e a educação artística como componente expressiva e criadora. Pretende-se, nesta dupla focagem, contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa e a sua abertura aos valores culturais. É nesta abordagem que se insere o projeto “À Descoberta da Arte Pública”, que fomenta a educação artística e patrimonial junto da comunidade escolar do concelho de Almada. É dada prioridade às escolas mais distantes dos espaços de exposição municipais, através da exploração de obras e locais a que se possam deslocar facilmente a pé e onde normalmente não há oferta pedagógica extra-escolar. Para a concretização deste projecto contámos com os contributos da Ângela Ribeiro, Catarina Pé-Curto, Elisabete Gonçalves, Francisca Silva, Joana Arez e Mike Santos. Financiamento: Câmara Municipal de Almada, Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.
ARTE PÚBLICA NA COMUNIDADE
VISITAS GUIADAS
OFICINAS
CONVERSAS COM ARTISTAS
SESSÕES TEMÁTICAS
PÚBLICO ESCOLAR
PÚBLICO ESCOLAR
SESSÕES COM ESCOLAS
DE ALMADA
O projecto “À Descoberta da Arte Pública”
fomenta a educação artística e patrimonial
junto da comunidade escolar
do concelho de Almada.
Procura dar-se prioridade às escolas mais distantes dos espaços de exposição municipais, através da exploração de obras e locais a que se possam deslocar facilmente. O conjunto de ações implementadas pretendem promover a descentralização da oferta cultural do concelho visando despertar o interesse dos cidadãos, sobretudo de crianças e jovens, pelo local onde vivem através da compreensão e valorização do mesmo. Realizaram-se vídeos “visita-guiada” e recursos pedagógicos para ser utilizados pelos professores em sala de aula; mas também guiões de visita ao local e propostas de atividades e oficinas para ser aplicados pelos educadores nas suas turmas. Temos dinamizado ainda visitas guiadas às obras de arte, com oficinas artísticas integradas, adequadas a diversos graus de escolaridade.
ARTE E ENVELHECIMENTO ATIVO
"ARTE E ENVELHECIMENTO ATIVO"
SESSÕES COM
MAIORES DE 65 ANOS
O projeto “Arte Pública de Almada –
Arte e Envelhecimento Ativo” propõe
uma aproximação a obras de
Arte Pública Contemporânea
pela população maior de 65 anos
Procuramos integrar esta população na pesquisa e criação de conteúdos sobre as esculturas Fraternidade, de António Júlio (Laranjeiro); e União, de Álvaro Carneiro (Charneca da Caparica). Compõe o projeto um ciclo de ações estratégicas de mediação cultural. A primeira fase incluiu: sessões de acolhimento dos grupos, visitas exploratórias aos monumentos, sessões sobre memórias e territórios, sessões sobre Arte Pública e Poder Local Democrático, e ainda sessões sobre o processo de criação e os autores das obras. Numa segunda fase, fizeram-se sessões de escrita criativa, movimento, ilustração e criação plástica de cenários, e gravação de imagem e som. Para estas criações a inspiração é oriunda de vivências dos participantes sobre as obras de arte, os territórios, os factos históricos e o espaço urbano. Promove-se a mobilização dos vínculos entre as pessoas e as obras de arte, a aprendizagem sobre o território que habitamos, a criação artística, a utilização de ferramentas multimédia e a intergeracionalidade, através da troca de experiências e conteúdos.
À DESCOBERTA DA ARTE PÚBLICA
HISTÓRIA
CIDADANIA
TERRITÓRIO
APOIOS
© 2023 by MUNDO DO ESPECTÁCULO