Workshop com Manuel João e Rita Miranda
Teatro, uma Ferramenta de Intervenção em Educação
Oficina de Teatro, do som à imagem. Ferramentas de intervenção em contexto de sala
de aula.
Oficina dirigida a todos os que queiram experimentar estas ferramentas no seu quotidiano, principalmente a profissionais da educação, mediadores socioculturais, educadores sociais, agentes de intervenção comunitária, desenvolvendo comportamentos criativos nas situações de intervenção que lhes surjam, para dar respostas “adequadas” à diversidade de problemas em contextos sociais e educativos complexos e aos desafios que se nos colocam na atualidade.
Como prática pedagógica, as atividades teatrais não podem deixar de ser atividades de intervenção, procurando itinerários de mudança, lutando para a promoção de valores e atitudes de relação positiva com os outros, baseados no respeito pelo outro, para a promoção de comportamentos criativos, de autenticidade, de valores estéticos, da promoção da pessoa ser inteligente e da pessoa ser sensível.
Incidimos sobre o treino de capacidades de observação, memória, concentração, escuta, imaginação e criatividade, utilizando o gesto, a voz e o corpo, o jogo coletivo num espaço e num tempo, estimulando sempre comportamentos naturais e espontâneos de forma a motivar relações de cooperação interpessoais.
Formadores: Manuel João e Rita Miranda
5 e 12 de Fevereiro
Participação: 25€
Espaço ACOME - Feijó (Biblioteca Municipal José Saramago, R. da Alembrança, 2810-648 Feijó)
Organização: ACOME | Apoio: Câmara Municipal de Almada
MANUEL JOÃO (n. 1957), Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, professor de História, fez parte do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) durante todo o seu percurso universitário. Participou em formações e espetáculos com Fernando Gusmão, Adolfo Gutkin, Oliveira Barata, Joaquim Benite, António Augusto Barros, entre outros, e em vários festivais de Teatro Universitário. Como docente, pôs em prática iniciativas de expressão dramática/teatro em meio escolar, construindo o Teatro & Teatro em 1988 (em atividade ininterrupta até hoje), que marcou e marca a dinâmica das ofertas artísticas na matriz curricular da sua escola. Participou no projeto pedagógico (desde 1991), que deu origem à criação da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (em 2001), em Almada, fazendo parte das suas sucessivas direções. Desenvolve a sua atividade artística como dinamizador de projetos teatrais de vertente escolar e/ou comunitária, sendo também formador de professores em Expressão Dramática. Fez parte de diversos órgãos de gestão e administração escolar, funções que ainda exerce.
Dedica-se à formação de jovens na área do teatro. Criou, dirigiu e encenou mais de duas dezenas de espetáculos no grupo Teatro & Teatro, com textos de variados autores: Bertolt Brecht, Almada Negreiros, Jacinto Lucas Pires, João Cabral de Melo e Neto, António Mauriz, Rafael Alberti, Dário Facal, Moisés Matos, entre outros.
RITA MIRANDA (n.1985), mestre em Educação Artística com especialização em Teatro, pela Escola Superior de Educação de Lisboa e licenciada em professores do ensino básico com variante Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação de Setúbal. É Professora de Educação Visual, Educação Tecnológica, Teatro e Cidadania, atualmente no Colégio Académico, em Lisboa. Colabora regularmente com a ACOME como atriz, criadora e formadora teatral no projeto de formação Iniciação ao Teatro. Integra desde 2000 o grupo Teatro&Teatro, como atriz, desempenhando ainda funções na cenografia e caracterização. Destaque para os cursos de formação “Teatro e Psicologia” no ISPA, “Teatro Físico” no EVOÉ, “Workshop de caracterização, efeitos especiais e aerógrafo” na PartyLab e participação no “Workshop Muppets de Cartão”, pel’ A Bolha.



