​À DESCOBERTA DA ARTE PÚBLICA é um projeto de educação artística e territorial em torno de obras de arte pública do concelho de Almada

UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICA

ÀS OBRAS DE ARTE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA EM ALMADA

E SUA ENVOLVENTE PATRIMONIAL E URBANA

Princípios orientadores:

- Desenvolvimento Sustentável, objetivos definidos pela ONU, "Educação de qualidade, Igualdade de Género, Reduzir as desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis"

- Estratégia do Plano Nacional das Artes, na medida em que se envolvem diversos agentes – autarquias, associações, artistas – na criação de ligações entre as escolas, o património, as artes e os artistas "no seu território próximo, o seu Km2"

Como serão implementados?

- Estudo e seleção criteriosos de obras de arte pública de Almada

 

- Criação de ferramentas de apoio aos professores e escolas

- Incidência específica na edição 2020/2021 no Monumento à Mulher (Sobreda) e Monumento ao Marinheiro (Feijó)

- Descentralização da oferta cultural do concelho em áreas geográficas com menor oferta

- Despertar o interesse dos cidadãos pelo local onde vivem através da compreensão e valorização do mesmo

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL O MUNDO DO ESPECTÁCULO

Enquanto Associação Cultural, O Mundo do Espectáculo tem desenvolvido atividade relevante com o objetivo de criar uma nova sensibilidade relativamente às artes e expressões, considerando fundamentais a educação estética como componente crítica e integradora do conhecimento e a educação artística como componente expressiva e criadora. Pretende-se, nesta dupla focagem, contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa e a sua abertura aos valores culturais.

 

É nesta abordagem que se insere o projeto “À Descoberta da Arte Pública”, que fomenta a educação artística e patrimonial junto da comunidade escolar do concelho de Almada. É dada prioridade às escolas mais distantes dos espaços de exposição municipais, através da exploração de obras e locais a que se possam deslocar facilmente a pé e onde normalmente não há oferta pedagógica extra-escolar.

Para a concretização deste projecto contámos com os contributos da Ângela Ribeiro, Catarina Pé-Curto, Elisabete Gonçalves, Joana Arez e Mike Santos.

Financiamento: Câmara Municipal de Almada, Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.