ARTE PÚBLICA COMO RECURSO EDUCATIVO

As obras de Arte Pública são elementos promotores de inúmeras aprendizagens, no âmbito dos objetivos curriculares, por exemplo:

EDUCAÇÃO VISUAL

2º CICLO

 

Aprendizagens Essenciais

Apropriação e Reflexão:

- Identificar diferentes manifestações culturais do património local e global.

Interpretação e Comunicação:

- Interpretar os objetos da cultura visual em função do(s) contexto(s) e dos(s) públicos(s).

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- Investigar um tema ou objeto numa visão diacrónica e sincrónica para a criação de novas imagens, relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas.

- A compreensão da importância do património cultural e artístico nacional e de outras culturas, como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais.

- O conhecimento dos diferentes valores/significados dos elementos das artes visuais, consoante o contexto, as culturas e as intenções.


 

3º CICLO

Aprendizagens Essenciais

Apropriação e Reflexão:

- Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros - em diferentes contextos e modalidades expressivas.

Interpretação e Comunicação:

- Compreender a importância da inter-relação dos saberes da comunicação visual (espaço, volume, cor, luz, forma, movimento, estrutura, ritmo, entre outros) nos processos de fruição dos universos culturais.

 

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- O enriquecimento das experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição dos diferentes contextos culturais.

- O reconhecimento da importância do património cultural e artístico nacional e de outras culturas, como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais.

-  Questionar as diferentes circunstâncias culturais, ambientais, urbanísticas, entre outras, e perceber o seu contributo para uma ação cívica, junto das comunidades.

 

HISTÓRIA

 

Competências específicas (transversais a vários temas e anos de escolaridade)

- Reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática.

- Relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda.

- Valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento da lei.

 

Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos

- Valorizar o património histórico material e imaterial, regional e nacional.


 

O PLANO NACIONAL DAS ARTES 2019-2024

Colocou a Arte e o Património no centro da ação educativa:

“O PNA promove a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do Património”.

Levar os alunos a conhecer a arte pública acessível perto da escola é um dos objetivos do PNA: “Promover o compromisso cultural das pessoas, organizações e comunidades (em particular com o património, artes e artistas no seu território próximo, o seu Km2)”.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Monumento ao Marinheiro

Monumento à Mulher